Swales

Swales são valas de infiltração de água da chuva, mas não uma vala qualquer! Estes canais de infiltração são desenhados de acordo com as curvas de níveis do terreno que é mensurada a partir do uso de uma ferramenta caseira chamada “pé de galinha”, igual a foto abaixo. 

 
Após a marcação dos níveis, é feita a escavação do canal, utilizando a terra da vala para criar uma barreira na borda inferior da vala, aumentando a altura da borda e consequentemente a capacidade da barragem da água. Na barragem é feito um plantio em toda a extensão utilizando a planta de preferência, esta por sua vez irá segurar a barragem. Uma função essencial destes canais é infiltrar água da chuva no solo, aumentando a umidade nestes locais, criando com isso microclimas; mas não se limita a isso, o swale reduz a velocidade de escoamento superficial, reduzindo a erosão do solo e lixiviação de nutrientes. A água captada vai para o lençol freático e alguns canais são interligados com os Círculos de Bananeiras, permitindo maior infiltração de água.






Bacia de Infiltração
Também com função de infiltração de água da chuva, usado para o direcionamento de grande volume de água, visando diminuir o escoamento superficial de água e reduzindo inundações e erosão do solo. As bacias de infiltração, podem ter uma árvore de porte próximo a sua borda, pois a mesma irá se beneficiar deste microclima. A metodologia consiste em escavar um círculo com dimensões que variam de acordo com o tamanho do terreno. Na Fundação Julita, as bacias que foram criadas ultrapassam os 2m³, mas podem ser menores. A terra retirada do centro da bacia é colocada na borda para aumentar a altura da barragem e é feito um canal que conduzirá a água da chuva para este sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário