Circulo de Bananeiras

O círculo de bananeiras é um sistema natural de tratamento de águas cinzas (as que saem das pias, torneiras, chuveiros - menos privadas). Isso é possível graças ao tamanho das folhas das bananeiras que permitem uma maior evapotranspiração de água, com isso a água armazenada dentro dos círculos é filtrada pelas raízes destas plantas com a ajuda de microorganismos associados e evaporada para atmosfera novamente, além de infiltrar no solo a água que não foi utilizada pela planta. As bactérias que se formam nos centros dos círculos de bananeiras trabalham na decomposição do material orgânico transformando tudo em um ótimo composto para as plantas. Em nossos círculo de bananeiras também estamos produzindo outras plantas como taiobas, helicônias, abóboras e palmito-jussara, além de outras plantas invasoras que adoram a fartura de nutrientes do lugar!
Na Fundação Julita foram criados sete círculos de bananeiras, para direcionamento de água de chuva e tratamento de águas cinzas, que além de atuar na purificação e infiltração da água, também produz alimentos como as bananas, taiobas, jussaras, além de adubo.
Este sistema é simples e barato e fácil de implementar, você só precisa de uma ou duas pessoas, ferramentas para escavação, recursos naturais e papelão!
O tamanho do sistema irá depender da área disponível para a construção x a demanda de água cinza gerada.
Aqui na Fundação Julita, por termos espaços imensos e grande volume de água escoando superficialmente em períodos chuvosos, criamos sistemas grandes para dar conta da demanda!
Como montar?

- Faça canais de infiltração para direcionar água da chuva para o círculo, faça uma entrada desta água para dentro do sistema. Se for água cinza, conduza a tubulação desta água para dentro do sistema.

- Após definido o espaço para escavação (que deverá ser escolhido a partir da necessidade e da leitura do ambiente), desenhar com cal ou areia o círculo e conexão para início dos trabalhos.

- Você pode fazer um "buraco" de 1m³ ou 2m³ conforme sua necessidade e área. A terra retirada do centro do buraco deve ser depositada nas bordas do círculo para aumentar a altura das bordas e criar uma pequena barragem que segurará a água dentro do círculo.

- Após finalizada a escavação e organização das barragens, preencha o buraco da seguinte forma: comece fazendo camadas com papelão(1º), adubo/esterco (2º), galhos grossos e finos (3º) e folhas secas (4º). Monte as camadas até preencher o buraco, na altura da superfície. Após finalizado este processo, abra os berços, coloque adubo e plante as bananeiras em cima da barragem criada, em forma circular. Regue e aguarde!

Com o tempo, você perceberá que o material orgânico irá reduzir de volume, pois vai sendo decomposto pelos microorganismos. Eventualmente você deverá repor galhos e folhas no sistema. Após 6 meses em funcionamento, já é possível recolher composto orgânico para uso em plantios. Para isso, após a retirada do composto, deve-se iniciar as camadas novamente, como explicado acima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário