Cisterna

Sistema de Captação e Armazenamento de Água da Chuva

A água é um bem precioso e necessário para a vida no planeta e por isso não podemos desperdiçá-la!

A Fundação Julita tem duas cisternas e juntas tem a capacidade de armazenar 55 mil litros de água da chuva. Essa água é aproveitada para descarga dos banheiros, cuidados com os animais e plantas da estufa, além de manter a umidade do bosque e ser utilizada para a limpeza em geral.

Para abastecimento da fazendinha, contamos com a superfície do telhado de duas grandes quadras poliesportivas que captam grande volume de água e é direcionado para a cisterna. Toda água de chuva captada neste sistema é direcionada  para o reservatório da cisterna, podendo acumular até 35 mil litros de água!
A cisterna de ferrocimento funciona como uma grande caixa d´água e os materiais utilizados com esta técnica são de baixo custo, reduzindo os custos totais.
A cisterna foi construída para disponibilizar água na Fazendinha, pois este grande espaço não recebe água do sistema público, dificultando muito a manutenção das plantas e animais que vivem aqui.
A distribuição da água foi dividida em três áreas; sendo a primeira para abastecer os laguinhos do bosque e mantê-lo úmido, a segunda distribuição está conectada á estufa para irrigação das plantas e a terceira para abastecer o lago dos patos e para a limpeza geral das baias dos animais, tudo sem uso de energia, usamos a gravidade como condutor destas distribuições, dada a localização da cisterna instalada. Além disso, há três distribuições para o "ladrão" da cisterna, ou seja, quando a cisterna receber mais que sua capacidade de armazenamento, a água excedente será distribuída entre o bosque e o corredor de mudas nativas, conhecido como swale da antena.
É possível fazer cisternas de muitos materiais diferentes, dá para fazer em casa com o mínimo de recursos! Então, se você quiser conhecer melhor este sistema e quem sabe aprender fazendo um em sua casa, nos procure! Queremos que esta tecnologia seja espalhada por todos os cantos!!!


 
Também temos outros dois reservatórios para água da chuva. A cisterna do auditório que capta água do telhado e é reservado em uma caixa d'água de plástico com capacidade para 360 litros. A água deste sistema é utilizada para irrigação de um jardim de medicinais. 
A outra cisterna, capta água dos telhados da biblioteca e de outra quadra poliesportiva. Este sistema de captação e armazenamento é um pouco diferento dos outros dois, pois foram instalados filtros físico e UV, além do uso de bomba d'água para distribuição. São duas caixas de 10 mil litros, somando 20 mil litros de água da chuva que são distribuidos para uso nos vasos sanitários dos banheiros do refeitório e do prédio do Centro da Criança e do Adolescente - CCA. Além disso, para reduzirmos nosso consumo na descarga, além do reúso da água, trocamos as caixas de descarga simples por de duplo acionamento (xixi, cocô)!

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário