Biofiltro

O Biofiltro é um sistema simples e natural de purificação da água para reúso.
Dentre as funções que executa estão o tratamento da água por meio de zona de raízes e filtro físico e a construção de um habitat aquático que cria microclimas diferentes e possibilita a diversidade ecológica, com visita de pássaros, insetos e anfíbios.
Vale ressaltar que em fase de escassez de água, este sistema é um ótimo bebedouro e espaço para banhos de pássaros e outros insetos, contribuindo para as vivências contemplativas dos visitantes do espaço e saciedade destes seres, além do importante papel pedagógico, pois é facilmente aplicável, de baixo custo e eficiente no tratamento de águas cinzas (águas servidas em torneiras). Também fornecerá umidade para os jardins criados. 

Este Biofiltro foi criado em um curso de Ecologia Urbana, junto aos alunos do Fábricas de Cultura Jardim São Luis, parceiros da Fundação Julita!

 


As etapas de construção do biofiltro são simples: desenho do sistema, escavação do biofiltro com dimensões adequadas ao espaço e uso, profundidade pode ser de 40 ou 60 cm.

No tanque que recebe água suja, completamos com pedrisco (barreira física) e o conectamos com canos e pedriscos no segundo tanque, este teve uma camada de pedrisco e por cima terra adubada e introdução de plantas aquáticas e/ou que gostam de muita umidade.

Também foi conectado um cano ao terceiro tanque, novamente com pedrisco. O terceiro tanque é o lago em si, pode ser usado para refrescar os dias quentes dos passarinhos, criar microclima, ter peixes e ser bonito!





Nenhum comentário:

Postar um comentário