Composteira


É na composteira que a gente recicla nossos restos de alimentos! A cada três meses produzimos cerca de 1,5 tonelada de adubo!!! Ou seja, todo mês encaminhamos 2 toneladas para a composteira, então com três meses, temos aproximadamente 6 toneladas de alimentos transformadas em 1,5 tonelada de adubo! Agora como pode, 6 toneladas de restos de comida se transformarem em apenas 1,5 toneladas de adubo?

Primeiro, precisamos entender como se dá a mágica! Como é que tanta comida “podre” se transforma em comida para planta? É graças ao trabalho de seres microscópicos conhecidos como fungos e bactérias e da colaboração de outros pequenos animais, como insetos e seus filhotes, além de minhocas e outros seres que visitam a composteira que todo aquele material que cheira azedo se transformará em comida de planta! Boa parte do peso vai embora com a água que  é o maior componente de todos os alimentos e de tudo que é vivo!

Existem várias formas de se ter uma composteira, pesquise uma adequada para sua casa! Lá no bosque nós temos uma composteira de Leira. Já foi lá ver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário